Porquê há boatos circulando na web?

Porquê há pessoas que circulam e-mails falsos?
A resposta é simples: endereço de e-mail VALE DINHEIRO !
Há muita gente "garimpando" endereços de e-mail, aos quais enviam correspondência indesejada.
Ou como você acha que cada tanto aparecem na sua caixa postal anúncios de sites sobre sexo, venda ilegal de software, e coisas assim?  Mas .. como garimpar endereços de e-mail ?
A idéia é simples: um primeiro personagem envia um e-mail com uma informação aparentemente confiável
(ou tentadora) e muitas pessoas, pensando que estão agindo de boa fé, retransmitem a notícia.
Com a velocidade de net, em poucos meses o e-mail circula entre milhares de pessoas. É possível, então, que quem originou o e-mail faça o rastreamento do mesmo? NÃO, não é possível. Isto é, se o usuário "A" envia um e-mail ao usuário "B", e o usuário "B" o retransmite ao usuário "C", não há como "A"  saber que "C" recebeu o e-mail. Mas algum dia é possível que o email original retorne à origem, "engordado" de uma bela e tentadora lista de e-mails.

DEVEMOS DAR UM BASTA NESSA PRÁTICA !!! Vamos usar a internet com fins mais altruístas e/ou práticos.

O quê você pode fazer para sabotar essa prática?

1. JAMAIS, NUNCA, DE JEITO NENHUM, EM NENHUMA CIRCUNSTÂNCIA retransmita ou envie uma mensagem de alerta deixando explicita a lista de destinatários. Em vez de retransmitir usando a opção "Para" ou "Cópia para", use a opção Cópia com Carbono ("Blind Copy"), que não deixa rastros à quem foi enviada a mensagem.

2. Se possível, verifique a veracidade da notícia antes de divulgá-la. O alarme ou boato sempre soará atraente ou terrível (esse é o segredo do negócio): você vai receber dinheiro da Microsoft, seu filho vai ser drogado com LSD, seu telefone vai ser clonado, um vírus terrível vai destruir seu computador ou qualquer novo assunto que a imaginação dos "garimpeiros" venha inventar. DESCONFIE!

Outras:

Ericsson e Nokia distribuem telefones celulares e lap tops:
a falsa mensagem de Anna Swelung

Essa história surgiu em abril de 2000 e rapidamente se espalhou através de várias listas brasileiras. Muita gente passou a mensagem adiante na (vã) esperança de ganhar um desses aparelhos.

A mensagem falsamente atribuída à Ericsson e assinada por Anna Swelund é uma resposta à Nokia que estaria fazendo promoção semelhante. A lenda sobre os celulares gratuitos da Nokia teria surgido na Holanda e já percorreu todo o mundo.

Em seu site, a Nokia diz haver tomado conhecimento da mensagem e que está investigando a origem dela para tomar as medidas adequadas. A Ericsson também divulgou um desmentido. Segundo ela, a senhora Anna Swelund não existe na empresa e tudo não passa de uma fraude.

Santa ingenuidade. Como é que alguém com um certo nível de inteligência (admite-se que sim, pois como usuário da Internet...) é capaz de acreditar numa coisa dessas e sair passando tal mensagem adiante?

Ao receber uma mensagem com o pedido de ser enviada adiante e com a promessa de você ganhar alguma coisa após completadas 8, 20 ou 1.000 mensagens encaminhadas, faça uma pergunta si próprio: "como é que essa gente (tão generosa) vai saber se eu completei a minha quota?" Resposta: ninguém vai saber de nada e não tem como saber.

Ou então: se é você mesmo quem vai comunicar o envio dos spams, e já que você é tão esperto(a), por que não entrar logo em contacto com a empresa e dizer: "Já completei minha quota. Quero meu celular."? (Uma pergunta: vale remeter a mensagem 20 vezes a si próprio? :-)

No final das contas, é claro que a suposta Anna Swelung ou Anna Swelund, Gerente Executiva de Promoções, não existe.

E a cada dia aparecem mensagens novas, até mesmo de conhecidos,
Que nem mesmo sabem que estão enviando mensagens falsas, mesmo com boas intensões, mas continuam  retrasmitindo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não deixe que sua empresa pare!

Ransomware Bad Rabbit