Golpe explora falso recurso de videochamada no WhatsApp

Criminosos espalham link para 

'ativar vídeo-chamada' no WhatsApp



Objetivo é levar os usuários a inscreverem a linha celular em serviços de mensagens pagas


A empresa de segurança Eset alerta para um novo golpe usando o WhatsApp, que explora o falso lançamento de uma nova funcionalidade de videochamada. O objetivo dos cibercriminosos é enganar os usuários para que increvam-se em diferentes serviços de mensagens pagas.
Para disseminar o golpe, os cibercriminosos divulgam uma mensagem no Twitter oferecendo o novo recurso de videochamada do WhatsApp, convidando os usuários a acessar um link para baixar a funcionalidade. Ao clicar na mensagem pelo dispositivo móvel, os internautas são redirecionados para um site, no qual são convidados a habilitar o recurso de “videochamada”.
Em seguida, os usuários são redirecionados para uma página falsa que simula as funcionalidades de um site legitimo e na qual as vítimas são obrigadas a compartilhar a mensagem sobre o novos serviço de videochamada com diferentes contatos ou grupos de WhatsApp, a fim de realizar a verificação do usuário.
Após compartilhar a mensagem com os seus contatos para conseguir ativar a nova funcionalidade, o usuário recebe uma notificação informando que o sistema operacional do telefone está desatualizado e que somente após a atualização poderá usar a função de videochamada. Em seguida, após ativar a atualização, é solicitado que o usuário digite o número do celular, sem saber que, na verdade, está assinando qualquer um dos diferentes serviços de mensagens Premium.

''Esse tipo de fraude tem crescido muito nos últimos anos e aproveita, especialmente, dos usuários desavisados, que gostam de ativar novos recursos, obter vouchers de descontos e participar de promoções, entre outras coisas, e acabam sendo inscritos em serviços de SMS pagos ou, ainda, recebam códigos maliciosos”, afirma Camillo Di Jorge, Presidente da ESET Brasil. “É importante que os usuários se conscientizem sobre os cuidados de acessar links suspeitos, a fim de evitar cair em golpes como esse”, reforça o executivo.




Perigo


A empresa de segurança virtual Kaspersky Lab encontrou uma nova fraude correndo em grupos do WhatsApp. Criminosos criaram uma página web para smartphones e estão espalhando seu link para oferecer a suposta ativação de um novo recurso no mensageiro: a possibilidade de realizar vídeo-chamada.
Não é preciso dizer que isso se trata de um golpe, uma vez que o WhatsApp não conta com a tal possibilidade. É possível apenas realizar chamadas de voz pelo app, e isso já está disponível para toda a base de usuários.
Quando a vítima toca no link achando que conseguirá ativar as vídeo-chamadas, ela é levada para uma página web mobile que pede o seu número de celular. Depois de fazer o tal cadastro, a pessoa é convidada a compartilhar um link com 10 contatos ou em três grupos dos quais faça parte. Somente depois disso a vítima teria o recurso ativado.


WhatsAPP - golpe que já fez 250.000 vitimas




A Kaspersky comenta que é perigoso informar o número de telefone em sites suspeitos como esses. “Com essa informação os criminosos podem inscrever a linha em serviços premium, que irão cobrar taxas das vítimas, diminuindo o saldo da linha ou enviando a cobrança na conta mensal”, explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky no Brasil.
Os links compartilhados pelo golpe ainda levam o usuário a instalar vários softwares de procedência duvidosa, que tentam enganar a pessoa com truques mostrados de acordo com o dispositivo e sistema operacional que ela usa para navegar.

fontes: IDGNOW, TECMUNDO
http://idgnow.com.br/mobilidade/2016/04/19/golpe-explora-videochamada-no-whatsapp/

http://www.tecmundo.com.br/whatsapp/101055-golpe-criminosos-espalham-link-ativar-video-chamada-whatsapp.htm








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Não deixe que sua empresa pare!

Ransomware Bad Rabbit